Hoje em dia, com o preço nas alturas, é bom aprender dicas para reduzir o consumo de combustível. A seguir você verá como fazer isso, desde a escolha correta do combustível até a maneira de guiar.Dicas para Reduzir o Consumo de Combustível

– Calibragem dos Pneus

A cada 15 dias, pelo menos, é recomendado que seja feito a calibragem dos pneus. Os pneus são responsáveis por até 20% do consumo do combustível, é praticamente um vilão nesse quesito, então não calibre o pneu só quando ele estiver visivelmente murcho.

Calibrar os Pneus

– Peso

Quando o carro está mais pesado ele exige maior aceleração, portanto, quanto mais carregado ele estiver mais combustível ele consumirá. É sempre bom saber o peso máximo recomendado pela montadora. Olhe sempre o que estiver dentro do porta-malas pois 40kg em excesso pode aumentar em 2% o consumo (isso vale para aquele amigo chata também rs).

portamala

– Troca de marcha

Esse é um ponto que faz muita diferença no consumo. Um veículo a 40 km/h não pode estar na 5ª marcha assim como não se deve colocar a segunda marcha quando estiver a 100 km/h.

troca de marcha

– Combustível aditivado

A prioridade do combustível aditivado não é diretamente a economia mas sim manter o motor sempre limpo. Agora, estando com o motor sempre limpo ele acaba apresentando melhorias no desempenho, o que acaba por economizar combustível a médio prazo.

aditivada

– Velas

As velas são responsáveis por gerar energia para a queima entre e o ar e o combustível. Se elas chegam no final de sua vida útil elas aumentam o consumo de combustível e diminuem a potência do motor. Para que isso não ocorro elas precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem recomendada.

velas

– Qualidade do Combustível

Além do combustível aditivado ser uma ótima opção devemos nos atentar também a qualidade do mesmo, pois não há nada pior do que combustível “batizado”. Quando a gasolina com etanol em excesso ou querosene com água entram em contato com o sistema de injeção eletrônica ela é afetada e por isso interfere muito no consumo do veículo.

operacao-de-olho-na-bomba-combustivel-adulterado

– Filtros

O filtro de ar e de combustível deve ser trocado de acordo com a recomendação da montadora ou quando houver excesso de sujeira e entupimentos. Caso não seja feito isso o consumo aumentará pois a mistura de ar/combustível ficará prejudicada.

comparativo-filtro-de-ar

– Ar condicionado

Claro que em dias muito quentes fica impossível não usar o ar condicionado do carro, mas em dias não tão quentes é bom deixar ele desligado, pois ele pode aumentar em até 20% o consumo do veículo.

arcondic

https://i1.wp.com/watanabeautopecas.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/03/Dicas-para-Reduzir-o-Consumo-de-Combustível.jpg?fit=1024%2C512&ssl=1https://i1.wp.com/watanabeautopecas.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/03/Dicas-para-Reduzir-o-Consumo-de-Combustível.jpg?resize=150%2C150&ssl=1blog_watanabeDicasaditivada,alcool,ar condicionado,carro,combustivel,consumo,etanol,filtro,gasolina,vela
Hoje em dia, com o preço nas alturas, é bom aprender dicas para reduzir o consumo de combustível. A seguir você verá como fazer isso, desde a escolha correta do combustível até a maneira de guiar. - Calibragem dos Pneus A cada 15 dias, pelo menos, é recomendado que seja feito...